Parlamentares alertam que manobra empresarial pode prejudicar mercado de gás no AM

O líder do PSB na Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Serafim Corrêa, apontou aos demais parlamentares da Casa falhas quanto ao edital aberto pelo Ministério de Minas e Energia para construção de térmicas a gás no Norte do país. Na avaliação do deputado, o empresário baiano Carlos Suarez, que é dono da maioria das empresas do segmento da região, incluindo a estatal amazonense de gás, está articulando para ter mais controle do setor. Uma das ações seria destinar 60% das térmicas a gás a serem construídas para o Amapá, já que neste estado ainda não há uma lei que regula a atividade, como já existe no Amazonas.

O parlamentar lembra que a nova Lei do Gás aprovada em 2021, e de iniciativa da Aleam, contraria os interesses do empresário. A lei viabiliza, por exemplo, a execução do projeto Azulão-Jaguiatirica, no município de Silves, por meio do transporte de carretas e passou a atrair novos investidores para o mercado do gás natural. Na ocasião, o deputado Sinésio Campos também se posicionou quanto ao assunto.

Atualmente, o Amazonas está entre os cinco estados brasileiros com o melhor marco regulatório de exploração do petróleo e gás após a aprovação da Lei nº 5.240/21. O ranking é da Abrace – Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Assessoria