FVS alerta para risco de surto de Covid-19 na região de fronteira do Alto Solimões

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas emitiu um alerta de risco para Covid-19, na tarde dessa quinta-feira (29), após receber notificação de surto da infecção na cidade de Islândia, Peru, na região de fronteira do Alto Solimões, com o município de Benjamin Constant.

Conforme o comunicado, no período de 1º a 19 de julho, foram registrados 82 casos de Covid-19 na cidade de Islândia, no Peru. Em junho, o registro era de apenas um caso da infecção. A região também é próxima de Atalaia do Norte e Tabatinga.

Após o alerta, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da FVS-RCP informou ao CIEVS Nacional com a finalidade de articular e coordenar as ações de vigilância voltadas para a região de fronteira do Alto Solimões e evitar a disseminação de Covid-19, nos municípios brasileiros, e da variante Lambda (também conhecida como C.37 ou “Variante Andina”, identificada no Peru).

O diretor-presidente da FVS, Cristiano Fernandes  informou que o órgão está organizando uma ação de suporte ao enfrentamento da pandemia na região de fronteira do Alto Solimões, incluindo Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga, diante do cenário de risco para Covid-19.

Dentre as ações para bloquear a disseminação do surto no território brasileiro, estão a intensificação da vacinação contra Covid-19, testagem de detecção da infecção e rastreamento dos casos confirmados da doença.

Fonte: FVS-RCP

Foto: Girlene Medeiros / FVS-RCP