A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) iniciou uma parceria com instituições peruanas para intensificar o diagnóstico de doenças infecciosas na área de fronteira. A parceria foi firmada junto à Universidade Nacional de La Amazonía Peruana (Unap) e a Gerência Regional de Saúde do país vizinho.
Segundo o órgão, o fluxo contínuo de pessoas na região apresenta desafios específicos para a vigilância em saúde, incluindo o controle de doenças transmissíveis e a resposta eficaz a emergências de saúde pública em tempo oportuno. A parceria vai ajudar no desenvolvimento de pesquisas científicas de interesse de saúde pública na região transfronteiriça.
Na última semana, uma equipe da FVS cumpriu agenda na Unap para uma visita técnica e firmou as intenções para a ação colaborativa em saúde pública, visando aprimorar a caracterização epidemiológicas das doenças infecciosas na região, segundo destaca a diretora-presidente da Fundação, Tatyana Amorim.
- Dois estabelecimentos são atuados durante fiscalização, na zona Leste da capital
- Habitação: ‘Casa Manauara’ beneficia famílias de baixa renda da zona leste
Durante a oportunidade de agenda na tríplice fronteira, a equipe da FVS realizou uma visita técnica ao Laboratório de Fronteira (Lafron) em Tabatinga, com o objetivo de atualizar o levantamento de necessidades e fortalecer a vigilância laboratorial brasileira na fronteira na região do Alto Solimões por meio da identificação de melhorias e estratégias para aprimoramento da atuação do laboratório.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar