Furto de cabos de energia afeta aula de crianças em escola da zona oeste

O dia 12 de outubro, amanhã, 12, é a data de celebração voltada às crianças. Hoje, no entanto, com temperaturas que podem alcançar os 33 graus, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), cerca de 180 crianças entre quatro e cinco anos precisam encarar seis salas sem ar-condicionado em dois turnos na Escola Municipal Nilza de Melo Godoy para estudar.

Isso porque o colégio, na Rua Senador Cunha Melo, bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, está sem energia elétrica há aproximadamente duas semanas. As informações são da mãe de um dos alunos, Ana Carolina. Segundo a mãe da aluna, a escola estava ameaçada de ser fechada por problemas no pagamento do aluguel pela prefeitura de Manaus aos proprietários do prédio. A Semed informa que a situação também já foi resolvida.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que os cabos da rede elétrica da unidade foram furtados pela sexta vez, mas uma equipe da Divisão Distrital Zona (DDZ) Oeste, responsável pela escola, já esteve no local para um levantamento sobre a situação, que deve ser normalizada até a próxima semana. A Semed informa, ainda, que a unidade está funcionando com uma fase de energia e, por isso, os aparelhos de ar-condicionado não podem ser ligados, mas ventiladores foram disponibilizados enquanto a reposição dos cabos é feita, tendo todas essas questões sido discutidas e acordadas com os pais dos alunos.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Cleomir Santos/Arquivo Semed