Fundação Tropical realiza testes de hepatites virais em Manaus a partir desta segunda

A Fundação de Medicina Tropical inicia nesta segunda-feira (12) ações de testagem, aconselhamentos e palestras sobre as hepatites virais. A Fundação também convida pessoas interessadas para participar de um estudo científico do Estado, juntamente com o Hospital Albert Einstein, sobre a doença.  

 

As ações de testagem começam nesta segunda-feira e vão até o dia 30 de julho, de segunda a sexta-feira, no ambulatório do Tropical, das 9h às 12, por livre demanda. As testagens serão para hepatites virais e também para HIV e sífilis. A pessoa que realizar o teste terá todo o acompanhamento e aconselhamento na hora do procedimento. Para acessar o serviço basta que o usuário tenha sua cédula de identidade. 

 

As Hepatites Virais são doenças silenciosas de evolução lenta e que, na maioria das vezes, progridem para doenças graves que acometem, principalmente, o fígado. Nos últimos 20 anos, o Amazonas registrou 28.204 casos de hepatites virais, sendo 14.245 de hepatite A, 10.026 de hepatite B, 2.282 de hepatite C e 1.651 de hepatite D.

  

Locais de testagem e vacina

 

A única forma para identificar o tipo de hepatite e qual a fase da doença, além de verificar a validade da vacina é através do exame laboratorial. Consequentemente, o laboratório de análises clínicas é imprescindível na obtenção do diagnóstico seguro.

 

Na rede pública de saúde, as unidades de saúde que fazem testes são: a Policlínica Gilberto Mestrinho – Av. Getúlio Vargas, nº 341, Centro; a Policlínica Antônio Aleixo – Av. Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa – Av. Brasil, Compensa II.

 

Para tomar a vacina contra hepatite, a população pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

 

Estudo 

 

Com o título Estudo das Características Epidemiológicas e Clínicas das Hepatites Virais Agudas em Serviços de Saúde Brasileiro, a pesquisa, com participação da Dra. Arlene Pinto, tem como objetivo determinar as taxas de incidências das hepatites virais, identificar hepatites e analisar os perfis epidemiológicos e sociodemográficos. Além disso, o estudo procura comparar a etiologia entre pacientes também infectados pelo HIV. 

 

O estudo acontece em todo o Brasil, com uma amostra aproximada de 2.280 pacientes. Os interessados a participar do Estudo podem entrar em contato por meio de ligação ou mensagem de WhatsApp para (92) 98480-6809.

 

Com informações da Assessoria

Foto: Divulgação