O atendimento acontece das 8h às 12h, na sede da Fundação de Medicina Tropical, com a oferta de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) aberta ao público. No mesmo horário, a unidade também vai atender pacientes em Dermatologia Clínica e Infectologia, já pré-agendados via Sisreg.
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde, nos dois primeiros meses de 2024 foram diagnosticados 1.266 casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis no Amazonas. A faixa etária mais afetada é de 20 a 29 anos. Em Manaus, o bairro com o maior número de registros é o Lago Azul. Entre os municípios do estado se destaca Envira, com 94 casos.
Para reduzir esses números, durante a ação, quem comparecer vai receber, também, orientações sobre cuidados com a saúde, além de atenção com as doenças tropicais. O diretor-presidente em exercício da FMT-HVD, médico Noaldo Lucena, ressalta que o objetivo é orientar a população e promover o cuidado com a saúde.
O mutirão de serviços integra as atividades em comemoração aos 50 de existência da Fundação de Medicina Tropical. A unidade é referência internacional no tratamento às doenças infecciosas, parasitárias e tropicais, e ocupa espaço de destaque na produção de conhecimentos científicos nesta área.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação