Fundação de Medicina Tropical inicia testes para vacina contra Chikungunya em adolescentes

FMT inicia estudos para vacina contra chikungunya em adolescentes (Foto Divulgação)

FMT inicia estudos para vacina contra chikungunya em adolescentes (Foto Divulgação)

A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas – FMT está coordenando um estudo clínico para viabilizar a vacina contra Chikungunya ao público adolescente. A instituição convida os jovens com idade entre 12 e 17 anos de idade a participarem da pesquisa. Em Manaus, o estudo está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica austríaca Valneva.

Laboratório de Pesquisas Clínicas da FMT (Foto Divulgação)

Laboratório de Pesquisas Clínicas da FMT (Foto Divulgação)

O imunizante já foi testado em mais de 400 adultos nos Estados Unidos, demonstrando que 96,3% dos voluntários apresentaram boa manutenção da produção de anticorpos. No Brasil, estão sendo iniciados estudos para avaliar a segurança da vacina em adolescentes.

A pesquisadora co-responsável pelo estudo em Manaus, Maria Paula Mourão, fala da fase em que se encontra a pesquisa.

A Chikungunya foi identificada pela primeira vez em 1952 na Tanzânia, segundo a Organização Mundial da Saúde. Em 2005 mais de 2 milhões de casos foram notificados na Índia, Indonésia, Ihas Maldivas, Mianmar e Tailândia. Em 2014 foi registrada a primeira epidemia no Brasil.

A doença infecciosa é transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes albopictus, os mesmos que transmitem a dengue e a febre amarela. Os sintomas são febre, dor na cabeça e no corpo, manchas vermelhas na pele e dores intensas nas articulações, que podem se prolongar por meses.

Em Manaus, a previsão é que cerca de 100 jovens participem da pesquisa. A infectologista faz um convite aos adolescentes.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar