A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), vai intensificar o atendimento às Doenças Tropicais Negligenciadas na capital e em municípios do interior. Para isso, um decreto governamental criou o grupo tarefa “Dermato Saúde Amazonas”.
Em reuniões realizadas durante todo o mês de maio, foram definidos os primeiros municípios a serem visitados pelas equipes da Fuham. No dia 12 de junho, a primeira equipe chega a Presidente Figueiredo. No dia 19, é a vez de Manacapuru.
As atividades do “Dermato Saúde AM” nos municípios incluem a detecção precoce de casos novos de hanseníase; diagnóstico e tratamento de doenças negligenciadas, relacionadas à pele.
Conforme o diretor presidente da Fundação Alfredo da Matta, Carlos Chirano, estão previstas ações de investigação e vigilância de contatos de índices de hanseníase; busca ativa de casos novos doença; fortalecimento do sistema de vigilância epidemiológica e informação à saúde; consultas dermatológicas e cirurgias de câncer de pele quando necessárias e cirurgias preventivas e corretivas em pacientes de hanseníase.
Segundo Valderiza Pedrosa, chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fuham, a meta é finalizar os atendimentos até o fim do ano.
As doenças tropicais negligenciadas são um grupo de doenças infecciosas prevalentes em áreas tropicais e subtropicais que afetam, principalmente, as populações mais pobres e marginalizadas.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar