No início da tarde dessa segunda-feira 09/01, uma forte chuva atingiu Manaus e causou diversos prejuízos em vários bairros da capital amazonense. Ventos fortes destruíram a estrutura de um posto de combustível e resultou em destelhamento de casas e queda de árvores em zonas da cidade. A Defesa Civil do Município foi acionada para atuar em ocorrências, em grande parte, na zona Norte de Manaus.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais – Cemaden, choveu em Manaus, até às 16h dessa segunda-feira, quase quase 50 mn. As zonas da cidade mais afetadas com as fortes chuvas foram a zona Norte, Leste e Oeste que registram muitas ocorrências de deslizamento de barranco, desabamento de casas, alagamentos e risco de desabamento de imóveis construídos em áreas perigosas.
Na rua Carpina, localizada no bairro Redenção, na zona Oeste de Manaus, um deslizamento de terra atingiu uma casa. Ninguém ficou ferido, mas o imóvel foi invadido pela lama que se acumulou com o barro que desceu de uma encosta que fica atrás de quatro residências. A terra invadiu a cozinha e outros cômodos da casa e destruiu móveis e eletrodomésticos. A Defesa Civil do Município esteve no local e interditou a área.
- Telas de contenção são instaladas em igarapé para impedir que lixo se espalhe pelos rios e pela cidade
- Linhas de ônibus 004 e 129 do bairro Colônia Oliveira Machado tem itinerário alterado
Na avenida Torquato Tapajós, próxima a entrada do bairro Novo Israel, ventos fortes derrubaram a estrutura de um posto de combustível. Logo após uma ventania, os funcionários do posto e alguns motoristas que estavam no local, sentiram a cobertura do estabelecimento comercial balançar e saíram correndo. Em seguida, a grande estrutura foi ao chão. Ninguém ficou ferido. O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros.
Outras ocorrências de deslizamento de terra e desabamento de casas foram registradas nos bairros São José Operário, Colônia Terra Nova, Cidade de Deus, Campo Salles e comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As ruas do Centro de Manaus ficaram completamente alagadas, dificultando o trânsito dos pedestres. A Defesa Civil do Município e do Estado seguem monitorando o clima.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar