Forte chuva causa diversos prejuízos em Manaus nesta segunda-feira

chuva

A estrutura de um posto de combustível desabou na zona Norte (Foto Divulgação)

No início da tarde dessa segunda-feira 09/01, uma forte chuva atingiu Manaus e causou diversos prejuízos em vários bairros da capital amazonense. Ventos fortes destruíram a estrutura de um posto de combustível e resultou em destelhamento de casas e queda de árvores em zonas da cidade. A Defesa Civil do Município foi acionada para atuar em ocorrências, em grande parte, na zona Norte de Manaus.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais – Cemaden, choveu em Manaus, até às 16h dessa segunda-feira, quase quase 50 mn. As zonas da cidade mais afetadas com as fortes chuvas foram a zona Norte, Leste e Oeste que registram muitas ocorrências de deslizamento de barranco, desabamento de casas, alagamentos e risco de desabamento de imóveis construídos em áreas perigosas.

chuva

Barranco desaba e lama atinge casa na Redenção (Foto Divulgação)

Na rua Carpina, localizada no bairro Redenção, na zona Oeste de Manaus, um deslizamento de terra atingiu uma casa. Ninguém ficou ferido, mas o imóvel foi invadido pela lama que se acumulou com o barro que desceu de uma encosta que fica atrás de quatro residências. A terra invadiu a cozinha e outros cômodos da casa e destruiu móveis e eletrodomésticos. A Defesa Civil do Município esteve no local e interditou a área.

Na avenida Torquato Tapajós, próxima a entrada do bairro Novo Israel, ventos fortes derrubaram a estrutura de um posto de combustível. Logo após uma ventania, os funcionários do posto e alguns motoristas que estavam no local, sentiram a cobertura do estabelecimento comercial balançar e saíram correndo. Em seguida, a grande estrutura foi ao chão. Ninguém ficou ferido. O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros.

Outras ocorrências de deslizamento de terra e desabamento de casas foram registradas nos bairros São José Operário, Colônia Terra Nova, Cidade de Deus, Campo Salles e comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As ruas do Centro de Manaus ficaram completamente alagadas, dificultando o trânsito dos pedestres. A Defesa Civil do Município e do Estado seguem monitorando o clima.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar