Fome: Região Norte é uma das mais afetadas pela fome no Brasil

Imagem: Brasil Escola

Imagem: Brasil Escola

O Brasil está em 4° lugar no ranking de países que mais produzem alimentos no mundo, em contrapartida mais de 58% dos domicílios brasileiros não têm acesso a alimentação básica e de qualidade. De acordo com o 2• Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), mais de 33 milhões de pessoas no país não sabem o que vão comer no dia a dia.

Mais uma vez a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama a atenção para a temática da fome por meio da Campanha da Fraternidade (CF), que este ano tem como tema: Fraternidade e fome e lema: Dai-lhes vós mesmos de comer. No texto-base produzido pelas edições CNBB, encontra-se dados e estudos a respeito da fome no Brasil.

O parágrafo 41 do documento destaca dados do PENSSAN sobre a insegurança alimentar, aponta que os maiores índices estão nas áreas rurais e concentra-se na região norte e nordeste do Brasil. Geograficamente, a região Norte possui 25,7% das famílias em realidade de fome e 21% no Nordeste. Em 2014 a Organização das Nações Unidas (ONU) tirou o Brasil do Mapa da Fome. Segundo a integrante da Comissão Organizadora da CF na Arquidiocese de Manaus, Rosana Barbosa, a campanha tem por objetivo sensibilizar a sociedade.

De acordo com o sociólogo Luiz Antônio Nascimento, a fome no Brasil é reflexo do capitalismo e o alimento é privilegiado como uma mercadoria e só está disponível para quem pode pagar por ela. Luiz Antônio destaca que o problema da fome no Brasil já foi um dia solucionado, com a implementação de políticas públicas.    

 

Ouça a matéria em áudio:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar

Imagem: Brasil Escola