Arquidiocese promove coletiva de imprensa sobre a abertura da CF 2023

 

Arquidiocese de Manaus promove coletiva de imprensa sobre a abertura da Campanha da Fraternidade

Arquidiocese de Manaus promove coletiva de imprensa sobre a abertura da Campanha da Fraternidade

“Comer não é um direito, comer faz parte do humano, é mais do que direito. Sem comer o ser humano não subsiste, não vive”.

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (16), no auditório da Cúria Metropolitana, uma coletiva de imprensa para apresentação da Campanha da Fraternidade (CF), 2023. Estiveram presentes o Cardeal Leonardo Steiner, o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, Padre Geraldo Bendaham, e o Coordenador de Projetos da Cáritas Arquidiocesana, Diácono Afonso Brito.

Pela terceira vez a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aborda a fome como temática da Campanha da Fraternidade. A primeira edição ocorreu em 1975 com o tema: “Fraternidade é repartir” e o lema: “Repartir o pão”, em 1985 com o lema: “Pão para quem tem fome” e em 2023 com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Durante a coletiva, o Cardeal Steiner apresentou o texto-base da CF e destacou que a alimentação é necessária para subsistência humana, vai muito além de um direito.

A Igreja de Manaus por meio da Cáritas Arquidiocesana promove ações sociais com pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante a Pandemia de Covid 19, cerca de 80 mil famílias foram assistidas, destaca o Coordenador de Projetos da Cáritas Manaus, Diácono Afonso Brito.

Ouça a matéria em áudio:

De acordo com o 2• Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 58% dos domicílios brasileiros não têm acesso à alimentação necessária na quantidade e na qualidade, ou seja, vivem em insegurança alimentar e mais de 15,5% da população brasileira, mais de 33 milhões, vivem em insegurança alimentar grave, ou seja, passam fome.

No dia 22 de fevereiro, acontecerá a abertura da CF com celebração na Feira da Manaus Moderna, às 9h. Segundo o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, Padre Geraldo Bendaham, o local escolhido para a abertura da CF é a Feira da Manaus Moderna, por ser um espaço que recebe muitos alimentos e ao mesmo tempo existe um grande desperdício. É um local com muitos moradores de rua e catadores, buscando os restos de frutas, verduras e legumes para comer.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar