As vacinas contra a chikungunya foram produzidas pelo Instituto Butantan, em parceria com a Farmacêutica Franco Austríaca Valneva. Manaus e Boa Vista São as únicas cidades da Região Norte a participar entre os nove centros no país, os participantes vão receber o imunizante em dose única depois também vão ser acompanhados no prazo de 6 a 12 meses.
A ideia e recrutar no mínimo 100 jovens aqui em Manaus, mas em todo Brasil vão ser 750 participantes, nas idades entre 12 e 17 anos, como explica a Infectologista da Fundação de Medicina Tropical, Maria Paula Mourão.
”Esse jovens vem para uma visita de triagem conosco, onde são investigadas as condições médicas desse adolescente, a concordância dele, do pai e da mãe, ou do responsável legal em participar da pesquisa, e esse jovem fica acompanhando conosco no período de 12 meses, para que a gente possa avaliar os efeitos colaterais que podem acontecer, e principalmente se ele desenvolveu infecção por chikungunya ao longo desses 12 meses”, disse a especialista.
O imunizante já teve resposta positiva em adultos, essa, é a fase intermediária, e no prazo de dois anos, crianças também vão participar dos testes da vacina, que previne uma das doenças endêmicas do estado.
- Pesquisa desenvolve novo método para diagnóstico rápido da Leishmaniose
- Vacina contra a Covid-19 estará disponível em supermercados da capital, nesta sexta e sábado
A medida, vem para se antecipar à surtos que podem acontecer.
Mais informações sobre o voluntariado podem ser obtidas por meio do telefone 98471-7627.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar