Festival de Parintins: Ações de combate à exploração sexual são elaboradas

Faltam menos de 100 dias para a 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins. A preparação para a festa já está a todo vapor. No âmbito do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e à violência de gênero contra mulher, agências da Organização das Nações Unidas (ONU), Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) e da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) unem forças para combater estes crimes durante a edição da festa. Termos de cooperação técnica foram assinados.

Para Jussara Pedrosa, secretária da Sejusc, é importantes reforçar parcerias e avançar na política de combate à violência para grandes eventos no Amazonas.

O Fundo das Nações Unidas atua na política de combate à violência contra mulheres. A parceria com o Festival Folclórico de Parintins visa garantir que as estratégias sejam implementadas com sucesso, com foco na conscientização e no fim de crimes contra o gênero feminino, como destaca a Débora Rodrigues, representante do Fundo no Amazonas.

Em 2023, o Unicef treinou conselheiros tutelares de Parintins e capacitou os servidores do executivo estadual que atuaram durante o festival. A parceria segue neste ano. A representante da instituição, Rayanne Cristine França, reforça que a iniciativa é o início de um processo de sistematização das ações e como o Amazonas poderá ser referência na garantia dos direitos infantojuvenis.

O festival de Parintins 2024 acontece nos dias 28,29 e 30 de junho.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Rodrigo Santos / Secom