Festejos de Santa Luzia: Dom Zenildo Lima destaca a importância do cuidado com as mulheres

Festejos de Santa Luzia: Dom Zenildo Lima destaca a importância do cuidado com as mulheres

Festejos de Santa Luzia: Dom Zenildo Lima destaca a importância do cuidado com as mulheres

A igreja celebrou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a memória de Santa Luzia, uma jovem virgem e mártir que decidiu seguir a Jesus, entregando a sua vida em 13 de dezembro de 304, no início do século IV em um tempo em que o Cristianismo era considerado um crime muito grave. Sua morte se deu num contexto de perseguições de Diocleciano aos cristãos.

Muitas pessoas a procuram para alcançar graças com a recuperação da visão, já que a Santa é protetora dos olhos, como a Vanessa Miranda, mãe da pequena Luna de sete anos, que nasceu com catarata congênita e após longos anos de tratamento não precisará mais usar óculos de grau.

Seguindo o seu exemplo de amor e fidelidade a Jesus, a Paróquia de Santa Luzia, localizada no bairro Santa Luzia, zona sul de Manaus, reuniu devotos para celebrar o dia da padroeira a luz do tema: “Com Santa Luzia, caminhamos juntos na graça, na missão e na partilha”. A programação também contempla o jubileu de platina de 70 anos da Paróquia, como explica o pároco, Padre Néo Aparecido.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Zenildo Lima e concelebrada pelo Pároco Néo Aparecido, o Vigário Paroquial; Padre Antony Murigi, o Pároco da Igreja de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos; Padre Rodrigo Barcelos,  auxiliados pelo Diácono Rozinaldo Trovão.

Dom Zenildo Lima destacou a nobreza de Santa Luzia, de uma mulher temente a Deus e que não teve medo de entregar a sua vida à serviço do mestre. Diante de tantos casos de violência contra a mulher, o martírio de Santa Luzia, convida a uma experiência de profunda reflexão sobre o cuidado que igreja e sociedade deve ter com as mulheres.

Animados com a presença do mais novo bispo, a comunidade realizou uma singela homenagem a Dom Zenildo. Duas crianças vestidas de anjo lhe entregam presentes e a equipe de música entoou um canto que fala do seu lema episcopal tirado do Evangelho de João 21:17, “Sabes que eu te amo”.

Em seguida da Santa Missa, foi realizada a procissão pelas ruas do bairro de Santa Luzia. Missa e Procissão foram transmitidas pela Rádio Rio Mar 103,5 FM e redes sociais.

Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar