Festa do Seminário São José reúne fiéis e reforça missão vocacional na Amazônia

Neste sábado (30), foi realizada mais uma edição da tradicional Festa do Seminário São José. Com o tema “Todos peregrinos, chamados a esperançar”, a celebração aconteceu em sintonia com o Ano Jubilar e o Mês Vocacional, reunindo fiéis de diversas comunidades da Arquidiocese de Manaus e do Regional Norte I.

Festa do Seminário São José reúne fiéis e reforça missão vocacional na Amazônia. (Foto: Yuri Bezerra)

A programação contou com feira vocacional, atrações musicais, venda de comidas típicas, festival de prêmios e ações de cuidado com o próximo, como a arrecadação de alimentos promovida pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus.

Festa do Seminário São José reúne fiéis e reforça missão vocacional na Amazônia. (Foto: Yuri Bezerra)

Hércules Vitorino, indígena da etnia Tikuna, da Diocese do Alto Solimões, compartilhou sua experiência como seminarista com entusiasmo.

“Eu senti muito feliz e grato, principalmente os grupos de jovens que trouxeram a animação. Nós festejamos, celebramos… a festa do seminário é sempre vivida com amor e gratidão. Estou aqui há cinco anos, faltam dois anos para me tornar padre. É uma expectativa muito grande para mim. Sigo aqui, continuando a cultivar a minha vocação”, comentou.

Leia também: Contemplados na CNH Social têm até 29 de setembro para agendar entrega de documentos

Festa do Seminário São José reúne fiéis e reforça missão vocacional na Amazônia. (Foto: Yuri Bezerra)

Entre os visitantes, a catequista Andréia Menezes, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Educandos, destacou a importância da união entre as pastorais.

“É muito louvável um evento desse porte, com o apoio de todas as pastorais de Manaus. Ver isso acontecendo alegra muito o nosso coração. Eu fico muito feliz!”, contou.

Ouça esta reportagem em áudio:

A festa, que ocorre desde 1990, tem como objetivo aproximar o povo da realidade do seminário e apoiar a formação dos futuros padres, especialmente na missão evangelizadora na Amazônia, como explica o reitor do seminário, padre Pedro Cavalcante.

“O seminário, com essa festa, se torna muito mais próximo das comunidades. Por isso, é de grande importância, justamente neste ano em que estamos celebrando o Ano Jubilar. O Senhor Jesus nos pede que peçamos com esperança por mais operários. A festa tem justamente esse objetivo, fazer com que todos peçam ao Senhor que toque o coração dos jovens, para que sirvam à Igreja e ao Reino, estando cada vez mais próximos do nosso povo, especialmente daqueles que mais necessitam”, disse.

Festa do Seminário São José reúne fiéis e reforça missão vocacional na Amazônia. (Foto: Yuri Bezerra)

Presente na festa, o arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner, reforçou o vínculo entre o seminário e o povo de Deus.

“Essa festa mostra que o seminário é das comunidades, da Arquidiocese. Mesmo acolhendo seminaristas de outras dioceses e prelazias, ele está a serviço da missão comum. É bonito ver esse cuidado mútuo, essa corresponsabilidade. Além de integrar, a festa também nos ajuda a manter a estrutura necessária para formar os futuros presbíteros. Sou profundamente grato a todas as pessoas e comunidades que colaboraram com generosidade”, destacou.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto