Fenômeno El Niño pode prejudicar navegação no Amazonas

A previsão feita pelo sistema de monitoramento climático da Universidade do Estado do Amazonas, esta semana, deixou o setor naval em alerta. Os donos de embarcações esperavam que os Rios da Bacia Amazônica fossem subir com mais velocidade. Só que as chuvas ainda estão caindo em pouca quantidade no Amazonas e a tendência é que tudo se normalize em feveireiro, por causa do fenômeno El Niño, que provoca escassez de temporais na região, como explica a Meteorologista do MetSul, Estael Sias.

O retardo no volume de chuvas, preocupa o setor Naval que espera que a navegação se normalize nas próximas semanas. Para o consultor Naval, Alex Monteiro, a ausência de chuvas pode comprometer a subia dos Rios e, consequentemente, interferir na navegação.

Segundo as análises dos especialistas, devido a seca severa, o nível dos rios do Amazonas ainda estão em níveis baixos. Apesar de crítico o nível dos Rios, a navegação de pequenas embarcações já está acontecendo nos lugares, onde até pouco tempo não era possível, como explica o catraieiro Mario Jorge da Silva.

Com as previsões de pouca chuva, a expectativa é que navegação só normalize em meados do mês de março. O baixo volume de chuvas também indica que o período de cheia em 2024 pode alcançar níveis dentro da média e que a subida das águas não cause tanto impacto para a população.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet