FAF promete pedir investigação da Polícia Civil sobre jogo com gol contra de propósito

Um jogo da divisão de acesso do Campeonato Amazonense ganhou repercussão nacional, no último domingo, por causa de um lance no mínimo estranho. Aos 44 minutos do segundo tempo, o volante Júlio Campos fez um gol contra de propósito, de fora da área, quando o time dele, o Atlético Amazonense perdia para o Sul América, por 3 a 1, pela 8ª rodada, no Estádio Carlos Zamith, zona leste de Manaus.

faf manipulação campeonato atlético amazonense sul américa

O lance de gol contra levantou suspeita sobre a possibilidade de manipulação de resultado. Logo após a partida, o clube divulgou um comunicado, no qual disse não compactuar com atitudes antidesportivas e prometeu abrir procedimento interno para averiguação dos fatos. Nesse sentido, a agremiação defendeu o jogo limpo e anunciou a demissão “dos envolvidos” no lance. A reportagem não conseguiu contato com Júlio Campos.

Na última terça-feira (06), o clube pediu a impugnação (anulação) da partida junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Ao mesmo tempo, entregou um pedido de investigação contra Júlio Campos ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM)

Do mesmo modo, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) prometeu denunciar o fato ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e pedir investigação criminal à Polícia Civil (PC). A Rádio Rio Mar perguntou à PC se a denúncia foi formalizada. Porém entidade informou que, em razão do feriado prolongado, está funcionando apenas em regime de plantão. E, por isso, apenas informações sobre “casos excepcionais que envolvam: operação policial, ameaças ou riscos à segurança pública e comoção pública” serão fornecidas.

Histórico

O Atlético Amazonense nasceu em fevereiro de 2018 e nunca disputou a divisão principal do Campeonato Amazonense. Na Série B deste ano, o time é o 7º colocado. Foram duas vitórias, um empate e quatro derrotas e não tem mais chances de disputar o acesso.

De acordo com a empresa de monitoramento de jogos suspeitos, Sportradar, 2022 deve ter mais de 1.000 casos de resultados manipulados. Do total, 400 devem ser no futebol.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Emily/Divulgação/FAF