Extrativistas defendem desenvolvimento sustentável na Amazônia

Mais de 250 extrativistas da Amazônia estão reunidos em Brasília para discutir a conservação da floresta e seus recursos naturais. A preocupação maior é com o desmatamento que tem devastado o bioma Amazônico e, consequentemente, tem destruído a fonte de renda de centenas de famílias na região Norte, como explica o Presidente do Conselho Nacional dos Seringalistas, Júlio Barbosa.

Considerada uma das atividades humanas mais antigas, o extrativismo é a forma mais primitiva de subsistência do homem. Na Amazônia, o extrativismo estar atrelado a extração da borracha e também dos frutos regionais como o buriti e o Açaí, que hoje, ajudam a movimentar a economia do Estado. Seo Raimundo Mendes de 78 anos de idade é primo do ambientalista Chico Mendes, que morreu defendendo a floresta. Seo Raimundo fez questão de ir até a capital federal participar do evento com os mais jovens.

As lideranças dos territórios tradicionais do Amazonas e dos outros Estados da região norte devem permanecer em Brasília até o final de semana para defender o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Agência/EBC