Amores Laetitia quer dizer “ A Alegria”. A exortação que foi publicada em 8 de abril de 2016, possui nove capítulos e tem como base os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a Família ocorridos em 2014 e 2015, tem o objetivo de colocar a família como protagonista na atenção pastoral da igreja. São propostas de ações para serem realizadas dentro de cada lar.
O Papa Francisco no início da exortação, destaca que o livro deve ser lido com calma, de forma reflexiva e que seja um livro de cabeceira onde a gente possa se encontrar nas vivências do dia á dia.
De acordo com o coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar, Francisco Nascimento, a família ainda é um dos objetivos da juventude atualmente.
Junto à reflexão da exortação, o próprio Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida tem oferecido subsídios de aprofundamento da Amoris laetitia para ajudar diretamente as famílias a enfrentar as alegrias e as dificuldades do dia a dia.
Em 2022 acontece o Encontro Mundial das Famílias em Roma onde serão abordados os temas como: Vocação e Santidade Matrimonial.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Imagem: Vatican News