Estudante amazonense é destaque nacional devido ações de transformação social

Aluna da Escola Estadual Almirante Barroso, em Boca do Acre, Karina Santos representou o Amazonas na 3ª edição do Festival LED – Luz na Educação, que aconteceu no Rio de Janeiro. O destaque se deu pela atuação no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca).

O evento reuniu palestras sobre temas como tecnologia, saúde emocional, crise ambiental e o papel da educação nesses contextos. Especialistas e celebridades nacionais e internacionais estiveram presentes no encontro.

Com a experiência no desenvolvimento de trabalhos sociais no município, Karina palestrou sobre como mobilizar jovens para a transformação social por meio da educação. O momento foi de extrema emoção, relatou a estudante.

Com 55 núcleos ativos em todo o Amazonas, a iniciativa, que tem o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), trabalha com adolescentes de 12 a 18 anos sobre temas como racismo, bullying e conservação ambiental.

Karina está na 3ª série do Ensino Médio, mas aguarda uma decisão judicial para poder encerrar os estudos antecipadamente por conta das boas notas no vestibular em 2023. De acordo com a estudante, o legado que ela quer deixar é de que o jovem acredite no seu potencial.

No ano passado, outra iniciativa oriunda da rede estadual recebeu destaque nacional, no Prêmio LED 2023, sobre iniciativas educacionais exitosas. O projeto “Prática de Campo: Sonhos e Possibilidades”, desenvolvido na Escola Estadual Professora Maria Belém, no município de Barreirinha foi o grande vencedor na categoria “Educadores”.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Karina Santos/ Arquivo Pessoal