Técnicos da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) cumprem, durante essa semana, visitas técnicas na Calha do Alto Solimões. A medida dá suporte aos municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Tabatinga, com o intuito de fortalecer as estratégias de enfrentamento ao período de estiagem.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as equipes seguem um cronograma intenso de atividades, que inclui a análise de dados epidemiológicos, levantamento de necessidades e estoques de insumos estratégicos da vigilância em saúde, como hipoclorito de sódio, medicamentos, soros antiveneno e vacinas, além da identificação de dificuldades não previstas.
As próximas cidades a receberem visita técnica, dias 28 e 29 de julho, são Envira, Uarini, Juruá e Pauini. Os técnicos auxiliam as equipes de saúde locais com levantamento do cenário atual de cada município, identificação dos agravos e doenças a serem combatidos e que podem sobrecarregar o sistema de saúde.
Os municípios escolhidos para a visita técnica de saúde são selecionados com base em critérios que compõe a matriz de risco, direcionando as ações para as áreas em situação de emergência com maior incidência de doenças e agravos de interesse à saúde.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/FVS-RCP