Estado promete levar 60 alunos de escolas bilíngues para Japão, França e outros países

Com a abertura do ano letivo, nesta quarta-feira (07), mais de 400 mil alunos voltaram às salas de aula nas escolas da rede estadual de ensino, segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima. O chefe do executivo anunciou expansão de programas na área educacional do estado, entre eles, criação de novas escolas bilíngues e viagem de 60 estudantes amazonenses para países como Japão, França e outros de língua espanhola e inglesa.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), sobre a ida dos alunos das escolas bilíngues para outros países, o processo de seleção ainda está em fase de elaboração. E, posteriormente, quando todos os detalhes do projeto estiverem finalizados, o governo fará o lançamento oficial, com todos os detalhes.

Conforme a Seduc, os 32 novos ‘espaços makers’, somados aos outros 51 que já existiam, equipam as escolas públicas estaduais com 83 ‘espaços makers’.

Wilson Lima também falou da ampliação no número de ‘salas maker’ e do Edutec, voltado para alunos do 9º ano.

O governador afirmou também que os projetos educacionais também terão expansão no interior do Amazonas.

Por fim, já em outro assunto, a saúde, Wilson Lima explicou qual é o motivo do atraso na conclusão do Hospital do Sangue, o qual as obras começaram há quase 10 anos, em 2014. Conforme o governador, atualmente a dificuldade é conseguir mão de obra qualificada internacional para montagem dos equipamentos do hospital.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc