Um dos principais pontos que ajudam na medição do Rio Negro, é a régua do Porto Roadway, no centro de Manaus. De acordo com a última atualização, o nível do Rio Negro está hoje com 26 metros e 85 centímetros, quase 1 metro e quarenta abaixo da marca registrada no mesmo dia do ano passado. O rio que banha a capital amazonense, é o meio de sustento para milhares de pessoas. O Japonês, como é conhecido na Feira da Manaus Moderna, é estivador. Segundo ele, nos momentos de seca mais severa, como foi no ano passado, muitos trabalhadores são obrigados a mudar o meio de sustentar a família.
- Linha direta e localização de barracas de policiamento estará disponível para brincantes em Parintins
- Em Parintins, menores de 12 anos não poderão participar da Festa dos Visitantes
O Serviço Geológico é quem monitora o comportamento dos rios no Amazonas. Para a Pesquisadora Jussara Cury, ainda estamos no início do processo de estiagem no Rio Negro e ainda vai ter a transição do El Niño para La Niña.
Em reunião, na última quinta-feira (20), o Governo do Amazonas apresentou os trabalhos já em andamento e os planos para os próximos dois meses. Dados do Sistema de Monitoramento revelam que o período de estiagem deve ser adiantado em 30 dias, com isso os impactos já podem ser sentidos no mês de julho.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução.