Especialistas destacam a importância da prevenção das violências nas escolas

escolas

Índices de violências nas escolas do Brasil aumentam (Foto: Agência Brasil)

A violência nas escolas do Brasil vem crescendo, assustadoramente, com casos que vão de agressões verbais e físicas a assassinatos coletivos, cometidos por estudantes das próprias instituições educacionais. Os ataques ocorrem, quase sempre, de forma planejada e são divulgados, previamente, na internet. Em 2019, uma pesquisa feita pela Associação dos Professores do Estado de São Paulo mostrou que 54% dos educadores já sofreram algum tipo de agressão, e 81% dos estudantes relataram saber de episódios de violência nas escolas.

Em 2017, a Escola Estadual Raimundo Gomes Nogueira, localizada na zona Oeste da capital amazonense, foi invadida por 5 jovens armados, sendo dois deles, estudantes da Instituição. A professora Yone Lópes, que ministrava aula no momento do ataque, relata que os autores da ação agiram de forma bastante violenta.

Na última terça-feira 28/03, a equipe diretiva da Escola Estadual Tereza dos Santos, localizada no município de Itapiranga, no interior do Amazonas, registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade, após a escola receber ameaças de massacre. O caso está sendo investigado pela Polícia.

Gerilucia Oliveira é gestora da Escola Municipal Professora Elcy Mesquita Lima, localizada no bairro Redenção, em Manaus. Ela desenvolve um programa de combate à violência no centro educacional.

A dirigente escolar destaca a importância do intercâmbio entre a escola e as famílias dos alunos.

A psicóloga Taine Castro afirma que o comportamento violento dos jovens possui causas diversas.

A especialista alerta, ainda, para necessidade de observação das atitudes das crianças e adolescentes.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar