Especialistas alertam para riscos de acidentes elétricos com luzes de Natal

A beleza e o brilho das lâmpadas pisca-piscas encantam pessoas de todas as idades e trazem a magia do Natal para salas, varandas e jardins. Devido ao baixo custo desses enfeites luminosos e a facilidade de instalação, as luzes natalinas estão presentes em grande parte dos lares brasileiros e até na fachada de prédios públicos, praças, nas ruas e avenidas. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher o modelo e o local onde será instalado.

Especialistas alertam para riscos de acidentes com luzes de Natal.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel, revela que 40% dos acidentes domésticos com energia no ano passado, ocorreram no período de festas de fim de ano, como explica o Coronel Menezes, do Corpo de Bombeiros.

Para evitar acidentes, os enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e de ornamentações como cortinas, tapetes ou móveis de MDF. Emendas e conexões malfeitas devem ser evitadas ao máximo, pois os fios não devem ter seu isolamento rompido ou conexões e emendas com folga, e o consumidor deve ficar de olho nas embalagens dos pisca-pisca, que devem conter informações técnicas como: instruções de uso, potência e tensão de alimentação.

Em caso de emergência, o ideal é acionar o Corpo de Bombeiros por meio do 193 ou o Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do 192.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar