A Secretaria Municipal de Educação – Semed, realizou, nessa terça-feira 07/03, a abertura da Campanha de Combate ao Bullying Escolar. Durante a programação, profissionais da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente ministraram palestras e promoveram atividades educativas. A primeira ação ocorreu na Escola Municipal Gilberto Rodrigues dos Santos, localizada no conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, na zona Norte de Manaus.
A psicóloga Taiane Castro ressalta a importância de se discutir o tema nas escolas.
O Bullying é uma palavra de origem inglesa que designa atos de agressão e intimidação repetitivos contra um indivíduo, que não é aceito por um determinado grupo. A prática consiste em um conjunto de violências que se repetem, por algum período, geralmente, em escolas e instituições de ensino superior.
Nos últimos anos, foram registrados diversos casos trágicos, nacionais e internacionais, de pessoas que se vingaram após sofrerem Bullying. No dia 13 de março de 2019, Guilherme Monteiro, de 17 anos, e Luís Henrique de Castro, de 25, entraram na Escola Raul Brasil, localizada no município de Suzano, no Estado de São Paulo, e atiraram contra alunos e funcionários do colégio.
Oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas. Após a ação criminosa, os dois jovens cometeram suicídio. Durante as investigações policiais, a Mãe de um dos atiradores revelou que o filho deixou de ir à escola após sofrer Bullying, por conta da grande quantidade de espinhas que tinha no rosto. A especialista destaca as consequências sofridas por aqueles que são vítimas de Bullying.
É importante que os Pais, responsáveis e profissionais da educação estejam sempre vigilantes a qualquer sinal dessa prática criminosa e procurem ajuda especializada.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar