A saúde emocional é a área mais importante na vida do Ser Humano e determina se haverá ou não estabilidade nos demais segmentos. Uma especialista em saúde emocional destaca a importância de começar um novo ano priorizando o bom estado mental.
Um levantamento divulgado em 2023, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, mostra que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população. Ainda de acordo com a pesquisa, 37% das pessoas estão com estresse severo e 59% encontram-se em estado máximo de depressão.
- Pratos sem glúten e zero lactose são opções para Ceia de Natal
- Fogos de artifício: Cuidado de pessoas com deficiência e animais de estimação
Mudanças na política nacional, instabilidade econômica, dificuldades financeiras e uma ameaça de guerra entre países vizinhos criam um cenário propício para a insegurança e o medo. Todos esses fatores deixam as pessoas em estado de alerta contínuo, gerando bastante oscilação emocional. A psicóloga Taiane Castro explica que o ideal para esse início de ciclo é criar uma estratégia para manter a boa condição emocional.
A prática de exercícios físicos diários, também, é uma boa estratégia para manter a saúde mental. Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, além dos benefícios físicos e de prevenir doenças, a rotina de exercícios libera substâncias capazes de melhorar a sensação de bem-estar, além de reduzir a ansiedade e elevar a autoestima.
Outro fator importante é o estabelecimento de objetivos a serem alcançados no ciclo que se inicia, destaca a especialista.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar