Escolas municipais de Manaus recebem Projeto “Pense Antes” de prevenção às drogas

pense antes

Estudantes do 6º ao 9º ano recebem orientações sobre os prejuízos causados pelo uso de entorpecentes (Foto Divulgação)

A exposição às drogas se tornou algo comum entre crianças e adolescentes, nas últimas décadas. Para fortalecer o combate a essa prática danosa, a Secretaria Municipal de Educação – Semed desenvolve o projeto “Pense Antes” de prevenção ao uso de entorpecentes. As ações tem como alvo alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Manaus.

Nara Neves é pedagoga da Escola Municipal Jorge Rezende, localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, que é uma das unidades educacionais que recebe o programa. Ela fala que as instituições de ensino são os ambientes propícios para se abordar o tema.

O projeto “Pense Antes” foi criado a partir da história de uma família, que desde cedo foi exposta ao uso de drogas. Com isso, nasceu o primeiro livro que se chama “Entre sol e chuva”. O material didático é difundido entre os estudantes. A professora Silvana Oliveira afirma que a obra é importante para mostrar as consequências das drogas na vida de uma pessoa.

O trabalho em conjunto entre escola e família é importante para o desenvolvimento de estratégias de proteção à crianças e adolescentes.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar