Há 20 anos Daniele Pereira convive com uma dor muito forte na cabeça que chega a fazer os olhos lacrimejarem. Ela pode durar vários dias e muitas vezes os remédios não conseguem dar alívio imediato, é a tal da enxaqueca.
Daniele fez uma bateria de exames para identificar a origem da dor, já que podem ser inúmeras as causas, mas no caso dela pode ser um fator genético.
- Especialista alerta sobre os perigos da automedicação
- Brasil inicia Pesquisa Nacional de Saúde Bucal para a elaboração de políticas públicas na área
A enxaqueca afeta 15% da população brasileira, algo em torno de 31 milhões de pessoas que além de ter que lidar com dores insuportáveis e desconfortos da doença, também acabam tendo a vida profissional e social afetadas. As causas da enxaqueca são diferentes, mas de acordo com o Neurologista Eduardo Ramos, os sintomas são bem definidos.
As opções de tratamento variam de acordo com as causas da doença. Além dos medicamentos, em alguns casos é necessário a mudança de hábitos.
Os médicos alertam ainda para o perigo da automedicação, abusar dos analgésicos vendidos livremente nas farmácias não resolve, e ainda faz mal. Quem toma mais de oito por mês, precisa ficar atento.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar