Brasil inicia Pesquisa Nacional de Saúde Bucal para a elaboração de políticas públicas na área

Ontem (1º), o Ministério da Saúde iniciou a terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil), para identificar as condições de saúde bucal da população e subsidiar a elaboração de políticas públicas na área. Até o final de junho, o levantamento inclui 395 municípios do interior, 26 capitais e o Distrito Federal.

O SB Brasil, o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira, será realizado com 50.800 pessoas. Na primeira etapa, os profissionais da Atenção Primária à Saúde Bucal vão de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e buscar pessoas dentro das faixas etárias selecionadas. Na segunda fase, serão coletados dados socioeconômicos, por meio de questionário, com realização do exame bucal.

De acordo com o Ministério da Saúde, a participação da população é muito importante porque além de contribuir na pesquisa, o participante que apresentar algum problema bucal já será encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) local.

Vão fazer parte da pesquisa pessoas de cinco grupos, com idades de 5 anos, 12 anos, 15 a 10 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Também será verificada a necessidade de tratamento dentário, de urgência de tratamento e de próteses dentárias.

No interior dos estados, serão pesquisadas 100 pessoas de cada idade índice ou grupo etário, totalizando 500 pessoas. Nas capitais, foram definidas 250 pessoas para as idades índices de 5 e 12 anos e de 300 pessoas para os outros grupos etários, totalizando 1.400 pessoas.

Leia também:

Fonte: Agência Brasil

Fotos: Divulgação/Ministério da Saúde e Governo do AM