Enem terá mudanças no formato de provas, em 2024

A mudança no Enem foi apresentada pelo MEC – Ministério da Educação – com previsão de implementação em 2024. As alterações previstas buscam acompanhar o novo ensino médio que entrou em vigor neste ano. Ele será aplicado em duas etapas.

A primeira prova será igual para todos os estudantes, com as disciplinas obrigatórias com ênfase para Português e Matemática. Já a segunda prova será de acordo com o itinerário formativo do aluno.  Por exemplo, o estudante poderá escolher fazer matemática e suas tecnologias casado com a área de ciências da natureza e suas tecnologias. Uma outra opção é casar ciências da natureza com ciências humanas e sociais aplicadas. A escolha deve refletir o itinerário definido pelo aluno ao longo do ensino médio, além de ter relação com o curso que ele pretende cursar no ensino superior.

O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, relata que essa prova deve ser interdisciplinar.

O novo Enem poderá também ter questões discursivas, além da prova de redação e das questões de múltipla escolha. A prova de inglês passará a ser obrigatória. De acordo com o secretário executivo do MEC, Victor Godoy, o Enem é uma ferramenta importante no projeto de vida traçado pelo estudante.

Os estudantes que optarem pela formação técnica e profissional durante o ensino médio devem receber uma bonificação na prova de ingresso ao curso superior. Por exemplo, um estudante com curso técnico em mecânica pode ganhar pontos na seleção para a faculdade de engenharia mecânica. Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o Enem precisa acompanhar as mudanças no setor educacional.

Essas são apenas diretrizes que ainda serão apresentadas pelo Inep que elabora a prova. O Enem é uma das principais formas de ingresso ao ensino superior no país.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo – Agência Brasil