Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30, conhecido como o tradutor da Bíblia para o latim. Uma tradição que se consolidou desde 1971.
Essa iniciativa tem suas raízes no Concílio Ecumênico Vaticano II, que incentivou o acesso das Escrituras Sagradas a todos os fiéis. Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada.
Pensando nisso, a Arquidiocese de Manaus realizou nesse fim de semana, no Centro de Formação Maromba, o Encontro de Animação Bíblica para aprofundamento e conhecimento das Sagradas Escrituras, fortalecendo a relação com Jesus Cristo por meio da Palavra.
Neste ano, o tema refletido é “A Esperança não Descepciona” (Rm 5,5), com a assessoria do professor Dr. Matthias Grenzer, da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Integrante da Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, Ir. Rosana Marchetti, destaca a importância de formações deste natureza.
Ao longo do mês de setembro serão realizados encontros bíblicos nas casas e comunidades que integram a Arquidiocese de Manaus.
O esforço diário de colocar a Palavra de Deus na vida é um dos fundamentos da obra e da salvação. Sendo assim, viver a Palavra é estar sempre aberto à ação do Espírito e sempre atento à vontade de Deus.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar