Empresas do Amazonas são as que mais usam plataforma digital para vendas

empresas

Empreendedores estão acima da média em boas práticas de vendas online (Foto Divulgação)

A realidade digital tem transformado o cotidiano das pessoas, principalmente, no setor comercial. Um estudo mostrou que os micro e pequenos empreendedores do Amazonas são os que mais usam determinado aplicativo de mensagens para vendas. A plataforma digital é utilizada por 74% dos brasileiros. A pesquisa, intitulada Transformação Digital nos Pequenos Negócios foi realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

O estudo também apontou que os empreendedores do estado estão acima da média em boas práticas de vendas online. No Amazonas, 50% das empresas indicam preços na conta digital, 50% realizam reservas e vendas online, 61% oferecem espaço para reclamação e sugestões e 48% personalizam produtos e serviços online.

A consultora do Sebrae Amazonas, Gracy Raittz, explica porque os empreendedores amazonenses preferem se comunicar por meio das plataformas digitais.

Outro dado levantado pela pesquisa foi em relação ao crescimento do uso de aparelhos celulares e internet móvel, por parte dos micro e pequenos empresários. O avanço ocorreu em virtude do contato e transações imediatas com clientes, a qualquer hora e lugar. Os computadores tem perdido espaço nos ambientes comerciais do Amazonas.

Em 2018 eram usados por 74% dos empreendedores, caindo para 70% em 2020, chegando  65% em 2022. Já a modalidade de pagamento pix também vem crescendo entre as empresas amazonenses, sendo oferecida por 91% dos micro e pequenos negócios, destaca a especialista.

O levantamento ouviu 6.345 entrevistados distribuídos pelas unidades da federação.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar