O governador Wilson Lima, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro e representantes dos demais poderes, em Brasília, nesta quarta-feira, apresentou demandas do Amazonas para o enfrentamento da pandemia no estado. Vacinação em massa e equilíbrio de medidas restritivas para reduzir a circulação do vírus sem interrupção total das atividades econômicas foram alguns dos temas.
“Eu fiz um apelo ao presidente da República para que haja agilidade no processo de compra de vacinação e que a gente tenha a disponibilidade da maior quantidade possível de doses. Que haja também um equilíbrio entre a proteção da vida e a flexibilização das atividades econômicas porque as pessoas precisam, também, continuar com seu emprego, continuar garantindo o sustento das suas famílias”, disse o governador do Amazonas.
A pauta defendida pelo Aamazonas foi entregue ao novo titular do Ministério da Saúde (MS), Marcelo Queiroga. No documento, é alertado para a necessidade de inserir as gestantes e puérperas no grupo de risco para vacinação, além de um orçamento para a Saúde maior do que foi aprovado pelo parlamento e do maior controle sobre a prioridade na compra de insumos.
Além do fortalecimento dos recursos humanos por meio da Força Nacional do SUS, aquisição de condensadores e miniusinas de oxigênio para os municípios do interior e de outras medidas no campo da saúde, o governador defendeu o retorno do Auxílio Emergencial e o apoio do Governo Federal aos pequenos empreendedores.
Fonte: Secom
Foto: Divulgação