Em novo pronunciamento, Ministro da Saúde muda tom e diz que Manaus é prioridade nacional

Foto: Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar

Em pronunciamento nessa quarta-feira em Manaus (AM), o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello encheu o manauara de esperança sobre a vacinação contra a Covid-19, ao dizer que a capital é “prioridade nacional”. “Manaus será também a primeira a ser vacinada, ninguém receberá a vacina antes de Manaus”, afirmou durante pronunciamento no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle).

O Ministro não respondeu aos questionamentos da imprensa, mas a equipe do Ministério da Saúde explicou que Manaus vai receber as doses assim como todas as outras cidades do país, ao mesmo tempo, e não que a capital será priorizada em detrimento de outras regiões.

O Governo Federal afirma que todas as 6 milhões de doses da vacina produzidas pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório Chinês Sinovac serão incorporadas ao Plano Nacional de Imunização. As doses já estão em Guarulhos. Também estão prontas 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca que serão trazidas da Índia no próximo sábado.

O próximo passo é a Anvisa liberar a autorização para que as vacinas sejam aplicadas, o que está previsto, segundo o Ministro, para domingo, dia 17. Eduardo Pazuello informou que, a partir da liberação da Anvisa, serão até 3 dias para que a vacina seja distribuída para os Estados e municípios iniciarem a aplicação. Dessa maneira, se tudo ocorrer como informado, o Brasil começa a aplicar as primeiras doses no dia 20 de janeiro, próxima quarta-feira.

Confira a reportagem:

Veja o pronunciamento do Ministro:

Ana Maria Reis – Rádio Rio Mar