A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas – Adaf iniciou fiscalização sistemática para coibir o transporte irregular de frutos hospedeiros da Mosca-da-carambola. Manaus e mais dois municípios amazonenses estão sob quarentena devido ao surto da praga.

(Foto Divulgação)
A fiscalização iniciou no Porto da Ceasa, na zona Sul de Manaus. A ação conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF e é coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa. A mosca-da-carambola tem mais de 40 espécies hospedeiras e estão proibidas de sair dos municípios de Itacoatiara, Manaus e Rio Preto da Eva, conforme explica o gerente de Defesa Vegetal da Adaf, Sivandro Campos.

(Foto Divulgação)
Sivandro destaca, ainda, que as abordagens, a princípio, serão educativas, para que a população se conscientize da gravidade do problema.
Nas áreas com focos da praga, são realizadas coletas de todos os frutos hospedeiros, que são armazenados em sacos de alta densidade, fechados em locais quentes, pelo período de sete dias, e descartados em aterro sanitário.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar