Três crianças em situação de abandono foram resgatadas de uma casa localizada no bairro São José, zona leste de Manaus. Uma das crianças possui deficiência (PcD) e foi encontrada desnutrida e com hematomas no rosto.
A ação foi realizada no domingo (11), pelas equipes da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e do conselho tutelar que conseguiram chegar até as crianças, após denúncias anônimas dos vizinhos. Segundo o conselheiro tutelar, Sérgio Brandão, uma das vítimas tem seis anos de idade e relatou agressões praticadas pela mãe.
”É uma situação bem difícil, encontrar essas crianças em uma situação bem delicada mesmo. Segundo uma das crianças, a mãe sempre bate neles, além de não terem uma alimentação de forma adequada. A gente não tem informações referente ao pai da criança, vamos levar o caso até a especializada de crianças, para verificar o que de fato aconteceu”, destacou o conselheiro.
- Manaus realiza Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
- Manaus registra 92 novos casos de hanseníase em 2022, sendo oito casos em menores de 15 anos
Os vizinhos informaram à polícia que a mãe é usuária de drogas e sempre costuma deixar os filhos sozinhos na casa e sem comida.
”Segundo os próprios vizinhos, isso não é uma situação que acontece de hoje, inclusive tem fotos e até um boletim de ocorrência feito, quando as crianças sumiram. Algumas pessoas que não agem diretamente cometendo ali o ato, mas de certa forma, são coniventes porque não fazem nada, tudo isso vai ser apurada aqui na Depca. E na suspeita de alguma violência contra a criança, disk 100,” destacou o conselheiro.
As crianças foram levadas para a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), agora o caso segue em investigação.