A Rede Mundial de Oração do Papa publicou a intenção do pontífice para o mês de janeiro, onde pede oração pela diversidade de carismas na igreja, para que não seja um lugar de divisão, mas de alegria por vivenciar tantas maneiras de testemunhar a fé.
Esta é a primeira intenção do Papa para o ano de 2024 e apresenta um pedido profundo de comunhão. A igreja dispõe de muitos carismas, que é um modelo de viver a fé a partir de um segmento. Embora sejam distintos, os carismas na igreja católica têm o mesmo objetivo de seguir Jesus.
Francisco destaca na mensagem que para avançar no caminho da fé, também é necessário o diálogo ecumênico com os irmãos e irmãs de outras confissões e comunidades cristãs.
Já nas primeiras comunidades cristãs, diversidade e unidade estavam muito presentes e numa tensão que deve ser resolvida a um nível superior. Mais ainda. Para avançar no caminho da fé necessitamos também do diálogo ecumênico com os irmãos e irmãs de outras confissões e comunidades cristãs. Não como algo que confunde ou incomoda, mas como um dom que Deus dá à comunidade cristã para que cresça como um só corpo, o corpo de Cristo.
Sobre a rede mundial de oração do Papa
A Rede Mundial de Oração do Papa foi criada em 1844, pelo Apostolado da Oração, e tem como missão sensibilizar e mobilizar os cristãos, a partir de uma relação pessoal com Jesus, e para os desafios do mundo e da missão da Igreja que o Santo Padre expressa nas suas intenções mensais de oração.
São milhares de católicos que acompanham as intenções de oração mensalmente e cerca de 89 países fazem parte da rede.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar