500 mil amazonenses estão com a segunda dose atrasada; shoppings viram postos de vacina

A campanha de vacinação contra a Covid-19, em Manaus, passou a ser realizada também nos shoppings Manauara, Ponta Negra, Sumaúma, Grande Circular e Amazonas.

A ação começou neste sábado e segue nos dias 11 a 14 de novembro e de 18 a 21. De quinta a sábado, o horário será das 11h às 21h e aos domingos das 14h às 21h.

O objetivo é atender as pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram a primeira e segunda dose e também aqueles que já podem tomar a dose de reforço, quem tem a partir de 50 anos, imunossuprimidos e trabalhadores de saúde.

A Fundação de Vigilância em Saúde reforça que a vacinação também é importante para impedir o surgimento de novas variantes.

O Secretário de Estado de Saúde Anoar Samad explicou que a estratégia de vacinação nos shoppings pretende alcançar os 500 mil amazonenses que não voltaram para tomar a segunda dose e as 160 mil pessoas que não tomaram nem a primeira, além de 11 mil profissionais de saúde que estão atrasados para a terceira dose.

“Conseguimos montar uma nova estratégia com a prefeitura de Manaus, estratégia de busca ativa. Estamos oportunizando a vacina nos locais de trabalho, nos locais de lazer”

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que participou do evento, reforçou que as vacinas são a esperança para o fim da pandemia.

“Mais de 5 milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência da Covid-19, no Brasil mais de 600 mil. Vocês aqui de Manaus e Amazonas sabem muito bem o que essa doença pode causar. Esse Estado foi afetado fortemente na 1ª onda e na 2ªonda, mas temos dado exemplo, exemplo da solidariedade do seu povo, da capacidade dos seus profissionais de saúde”

Queiroga informou que 90% da população brasileira está vacinada com a primeira dose e 70% estão vacinados com as duas doses, mas disse que é preciso avançar sem ameaças.

“E para isso, como medico, precisamos ter a confiança da população, não vai ser na base da força que vamos trazer a população para as vacinas. Vamos trazê-los através do convencimento, não vai ser com ameaças de demissão que vamos fazer com que as pessoas se vacinem”

O lançamento da campanha nos shoppings também contou com a presença da representante da Opas no Estado do Amazonas, Socorro Gross.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação / SES