Em dois anos, população do AM aumenta em cerca de 340 mil pessoas e chega a mais 4 MI

A cidade de Manaus é a sétima capital mais populosa do país e o Amazonas está entre os dez Estados mais habitados.

(Foto: Agência Brasil)

(Foto: Agência Brasil)

Desde o Censo de 2022, a população amazonense aumentou em 339.596 pessoas e chegou a 4.281.209 habitantes. O Estado está na décima segunda posição, do ranking nacional, com maior quantitativo populacional. Já Manaus, é a sétima capital mais populosa do país, e a primeira da região Norte, com 2.279.686 habitantes. Os dados são da Pesquisa “Estimativas da População”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Adjalma Nogueira, coordenador de Disseminação IBGE Amazonas, explica que, o aumento populacional na capital amazonense e em alguns municípios do interior do Estado, revela que essas localidades são pontos de maior desenvolvimento.

A Região Metropolitana de Manaus, que envolve 13 municípios, totaliza 2.783.002 habitantes, o que equivale a 65 % da população do Amazonas. Essa área é considerada outro importante ponto de desenvolvimento econômico.

Já os dez menores municípios do Estado, em população, mostram uma predominância de localidades pequenas e remotas, evidenciando características geográficas e socioeconômicas da região. É o caso de cidades como Japurá, Anamã, Itapiranga, Juruá e Itamarati, com populações abaixo de 12 mil habitantes.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar