Em 24 horas o Amazonas ficou em primeiro lugar no ranking dos focos de queimada registrados pelo Inpe

Os focos de queimada dispararam no mês de agosto com o fim do período de chuva no Amazonas. Conforme o alerta mensal da Sema-Secretaria de Estado de Meio Ambiente foram registrados 6.012 este mês, 25% a menos em comparação com o ano passado.

Apesar da baixa, com menos chuvas e a chegada do verão amazonense, o aumento em relação a julho já acende um alerta. No mês passado foram 1.173. Somando os meses anteriores, ao todo foram 287 focos de queimadas.

Segundo o secretário da Sema, Eduardo Taveira, novas ações de enfrentamento às queimadas ilegais e focos de incêndio estão sendo implementadas no segundo semestre do ano.

“Ela vai vir fortalecida com aumento de efetivo, com aumento de presença nas áreas mais críticas que a gente tem no estado e a gente espera poder dar as reduções das atividades ilegais e integrada a essa ação de ampliar a regularização ambiental de empreendimentos nessas áreas”, afirma Taveira.

Em apenas 24 horas, entre os dias 23 e 24 de agosto, os indicadores do Inpe-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontaram que o Amazonas teve 711 focos de queimadas. O que deixou o estado em primeiro lugar no ranking. Na sequência aparecem os Estados do Mato Groso e Pará.

Desde o inicio do mês de agosto, o Amazonas aparece em segundo lugar no ranking dos estados com o maior numero de focos de queimadas com 16% e o Pará com 17%.

Ainda conforme o Inpe a qualidade do ar varia de ruim a crítico no Amazonas.

Ouça a matéria completa: 

Vitória Lima – Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução/Inpe