No Amazonas, o monitoramento de LER/DORT ocorre por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O órgão realizou a notificação de 69 casos das doenças no estado em 2022.
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são condições que afetam uma grande parcela da população trabalhadora e podem causar dores, desconforto e até mesmo incapacidade para o trabalho. Sejam em trabalhos presenciais ou em trabalhos remotos, quando ocorre o uso intenso de computadores. Como explica a Cinthia Santos, coordenadora do Cerest da FVS.
Entre as doenças classificadas como LER/DORT estão: tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, lombalgias, cervicalgia, dedo em gatilho, síndrome do túnel do carpo, dor ciática, capsulite adesiva, lesões de ombro, síndrome cervicobraquial. É preciso redobrar a atenção para prevenir essas lesões.
É importante ficar atento aos sintomas das LER/DORT, como dores, formigamentos, câimbra, diminuição da força e sensação de peso nas mãos, braços ou costas. Com o surgimento desses sintomas, a recomendação é procurar um médico ortopedista para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento o mais cedo possível.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde