Eleições 2026: TRE-AM reforça combate a fake news sobre serviços e pesquisas eleitorais

O próximo pleito eleitoral acontece em 2026. O dia de votação já está definido pela Justiça Eleitoral: 4 de outubro será realizado o 1º turno e no dia 25 do mesmo mês o 2º turno.

A pouco mais de um ano para a escolha de quem ocupará os cargos de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual já se percebe a movimentação nos bastidores da política quanto a nomes. Durante o ano que antecede as eleições, as pesquisas eleitorais ganham destaque e podem influenciar debates e opiniões.

Diante deste cenário, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) alerta que em ano eleitoral, todas as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou a candidatos, para conhecimento público, devem registrá-las previamente no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), disponível no site do TSE.

Outra recomendação do TRE Amazonas neste período que antecede as Eleições é a necessidade de atenção diante da circulação de notícias falsas, as chamadas fake news, e para tentativas de golpes envolvendo cobranças indevidas, por exemplo, da emissão de certidão de quitação eleitoral, como explica o responsável pela Central de Atendimento ao Eleitor (Cate) do órgão, Efraim Filho.

Propagar fake news gera multa aos responsáveis, independentemente de ser ou não ano eleitoral. Os valores da multas variam de aproximadamente R$ 53 mil a R$ 106 mil. Quanto às denúncias apresentadas pela população, estas podem ser encaminhadas ao Ministério Público, que possui legitimidade para ajuizar a respectiva impugnação.

 

Rádio Rio Mar

Foto:  Júnior Souza/TRE-AM

 

 

  • Sakuratoto