Os católicos e a população mundial voltaram a atenção para o Vaticano, em Roma. Os dias de Conclave reúnem uma multidão de fiéis de todo o mundo na Praça São Pedro. Todos com os olhos fixos na chaminé da Capela Sistina, já as igrejas espalhadas pelo país recebem pessoas que dedicam um horário do dia para rezar pelo próximo pontífice.
Em Manaus, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na zona sul da capital, muitos fiéis estiveram aos pés de Jesus e do Santíssimo Sacramento em prol do novo papa. A Alba Tavares espera que a conciliação seja marca registrada no pontífice eleito.
Já a Alda Dias acredita que a igreja precisa continuar o trabalho de acolhimento, considerando este, um elemento importante para manter a caminhada pelo amor ao próximo, um dos ensinamentos do Senhor.
O padre Inácio Raposo, mestre em Teologia Moral, ressalta que o legado do Papa Francisco não permite que a igreja retroceda.
A proposta da igreja em diálogo com a modernidade é uma igreja sinodal. Algo trabalhado, de forma ampla, na última década.
Fiéis do mundo inteiro continuam em oração por um novo pontificado norteado pelo espírito santo, onde a paz e a fé sejam fortalecidas.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Tania Freitas