A escolha do governador do Amazonas ocorrerá em segundo turno apenas pela quarta vez na história, no próximo domingo (30). Wilson Lima (União), atual governador e candidato à reeleição, e Eduardo Braga (MDB), senador da república, são os candidatos que disputarão os votos dos eleitores.
Eduardo Braga participou de todas as disputas de segundo turno para o governo do Amazonas realizadas até aqui e não venceu nenhuma. Já Wilson Lima vai pela segunda vez.
Cabe ressaltar que, considerando apenas eleições gerais, essa é apenas a terceira vez que a disputa vai para o segundo turno. Isso porque houve uma eleição suplementar, em 2017, após a cassação do então governador José Melo e do vice Henrique Oliveira, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Nas três vezes em que houve segundo turno, houve apenas uma virada. E quem perdeu foi Eduardo Braga, em 2014. Ele terminou o 1º turno com menos de 2 mil votos à frente do segundo colocado José Melo e, no segundo turno, teve 12,5 mil votos a menos do que ele tinha recebido no primeiro turno. No final, Braga terminou 173,5 mil votos atrás de José Melo. Chama a atenção também que mais de 100 mil eleitores que votaram no 1º turno não votaram no 2º.
Nas outras duas vezes, o resultado do primeiro turno se repetiu no segundo: em 2018 Wilson Lima venceu Amazonino Mendes nos dois turnos e, na Eleição suplementar de 2017, Amazonino Mendes derrotou Eduardo Braga nos dois turnos.
Até as Eleições de 2014, nunca o governador do Amazonas tinha sido escolhido em segundo turno. Desde 1990, seis vezes os governadores foram eleitos em primeiro turno: Gilberto Mestrinho, Amazonino Mendes, Eduardo Braga e Omar Aziz.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação