Nesse Dia Nacional do Trânsito, especialista fala da importância da educação para uma direção segura. O Dia Nacional do Trânsito é comemorado nesse dia 25 de setembro. O movimento, incentiva a melhoria e conscientização para as leis e os cuidados para um trânsito seguro. O objetivo é reduzir a violência nas ruas e estradas e promover uma redução real de acidentes.
A data é uma oportunidade para a discussão sobre boas práticas de trânsito, e tendo a educação como ponto fundamental para evitar acidentes, como explica o Stanley Ventilari, Diretor de Operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana de Manaus.
“É preciso ter responsabilidade no trânsito e essa responsabilidade começa com uma gentileza. São pequenos gestos que fazem a diferença. Os motoristas devem ter uma atenção redobrada com pedestres, motocliclistas e ciclistas. É preciso ter cuidado em respeitar os limites de velocidades. Nos cruzamentos, dê sempre a preferência e também reduzir a velocidade sempre que se aproximar de uma faixa de pedestre. E o mais importante, cumprir as leis de trânsito”, explica Stanley Ventilari.
Os motoristas devem conduzir com atenção e cuidado no espaço público. As regras básicas são: não usar o celular ao dirigir; usar o cinto de segurança; não dirigir sobre influência de nenhum tipo de droga, álcool ou qualquer outra substância que venha diminuir a capacidade de ação e reação ao volante.
Stanley Ventilari diz que os agentes de trânsito estão nas ruas para orientar, educar e fiscalizar os motoristas. “O IMMU estar todos os dias nas ruas para fiscalizar aqueles que descumprem a legislação de trânsito”, enfatiza.
O diretor de Operações do IMMU tem um recado especial aos motociclistas. E o mais importante é sempre ser gentil e educado no trânsito. E lembrar que tem sempre alguém muito especial para você, aguardo seu retorno para casa.
Ouça a reportagem completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: IMMU