O Amazonas subiu quatro posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. O Estado encontrava-se em 12° lugar em 2019 e subiu para 8° na avaliação desde ano. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação – MEC, no último dia 16 de setembro.
Nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, que abrange do 1º ao 5º ano, o Ideb subiu de 5,8 em 2019 para 5,9 em 2022. Nos anos Finais, que vão do 6º ao 9º ano, o crescimento foi de 4,6 para 4,8, no mesmo período. Já no Ensino Médio, principal foco da rede estadual de ensino, a nota aumentou de 3,5 para 3,6.
A secretária de educação do Estado, Kuka Chaves, destaca a boa posição do Amazonas no ensino fundamental e a superação no período pós pandemia.
A avaliação é composta pelos dados obtidos pelo Censo Escolar e das médias do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb. A série histórica de resultados, iniciada em 2007, mostra que o Estado alcançou sua melhor nota desde o ínício do exame.
A gestora destaca o empenho de toda a equipe que atua na área de edução do Amazonas.
O exame avalia as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio. Os indicadores mostram que o aprendizado dos alunos manteve o nível, mesmo no período da pandemia de Covid19.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar