Cerca de 1500 artesãos de Manaus já movimentaram mais de R$ 500 mil, somente em 2022

Dados do Ministério do Trabalho apontam que o Brasil possui 34 milhões de trabalhadores criativos que movimentam a economia. O setor representa 3% do PIB brasileiro. O desenvolvimento da economia criativa está tanto no setor público quanto no privado. No setor do artesanato é possível ver esse investimento.

A pandemia afetou esta área econômica que visa explorar talentos, atividades artísticas e habilidades práticas que geram trabalho e garantem renda. Mas em Manaus, 2022 já apresenta números positivos. De acordo com a Semtepi  – Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação – ações da pasta já movimentaram mais de R$500 mil entre os artesãos cadastrados. Como destaca o diretor do departamento de economia solidária e criativa da Semtepi, Sidnei Nunes.

Esses números irão aumentar. Os artesão cadastrados já são presença confirmada em três grandes eventos a serem realizados em Manaus. Um deles o Boi Marnaus, no período de 21 a 23 de outubro. Para a artesã Rayane Aguiar, a oportunidade de expor e comercializar sua arte em vários pontos trouxe retorno positivo.

Mais de 1500 artesãos estão inscritos no programa de economia criativa municipal. O cadastro para adesão de novos participantes estará aberto, novamente, a partir de segunda-feira, 3, no site da Semtepi (semtepi.manaus.am.gov.br). As vagas são destinadas a pessoas que façam artesanatos, confeccionados com as próprias mãos, provinientes da economia criativa.

 

Rádio Rio Mar

Foto: