No primeiro trimestre deste ano, a economia brasileira cresceu 2,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao último trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou alta de 0,8%.
No acumulado de 12 meses, o crescimento da economia do país soma 2,5%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (04), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A indústria e os serviços cresceram 2,8% e 3%. Já a agropecuária foi o único setor que registrou queda, de 3%.
Pelas questões climáticas, especialmente o El Niño, já se sabia que não seria um ano bom para a agropecuária, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
O crescimento da indústria foi influenciado pelas indústrias extrativas (5,9%), que registraram o melhor resultado influenciadas pela alta tanto da extração de petróleo e gás como de minério de ferro. Teve destaque também na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (4,6%), especialmente para o consumo residencial.
A queda da agropecuária se explica por alguns produtos agrícolas que têm safras significativas no primeiro trimestre, mas apresentaram queda na estimativa de produção anual e perda de produtividade, como soja (- 2,4%), milho (- 11,7%), fumo (- 9,6%), e mandioca (- 2,2%).
O consumo das famílias (4,4%) e as despesas do governo (2,6%) tiveram alta na comparação com o primeiro trimestre de 2023.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação